Tuesday, April 18, 2006

E em momentos, temos que conversar.

Chega momentos, que você tem de relembrar o que te fez, ou o que te construiu, o que te ajudou e os motivos disso tudo.
Quando comecei a escrever, em 2001, foi por causa de garotas, eu era um garoto besta, timido e não chegava nelas, então escrevia-lhes poemas e mandava, varios por dias, mas o meu primeiro contato com poemas, tudo e muito mais, foi com o de um livro que um tio que trabalha de lixeiro meu encontrou, e me deu.
Se chama Poemas Turbados, de Paulo Antônio Coelho.
Paulo Antônio Coelho é deficiente fisico, e só depois de ver isto, entendi alguns de seus poemas, e o porque de quase todos.
E "afiliado", de Carlos Drummond de Andrade, se alguém se interessar, é só me procurar que mostrarei mais.

Mas o poema do livro, que eu amei, e amo até Hoje, que me
fez adotar e criar o meu próprio estilo, sem dúvidas, é
este:


Poema Esquizofrênico

É triste perder um amigo,
Mas eu, que tenho a nenhum,
Perco apenas o abrigo,
Que tenho em lugar algum.

Já não crê nem reclama,
Minh'alma, que não existe.
Viver é arrastar-se na lama,
Buscando o que não consiste.

Na urina lavaria as mãos,
ou fezes comeria até,
Para amar meus irmãos,
Ou ter um pouco de fé!

Eu às mulheres odeio,
De igual modo que desejo,
À unha lhes rasgo o seio,
Enquanto lhes roubo um beijo.

Sinto nojo e indiferença
A quantos me têm amor,
Mas, co'a chama mais intensa,
Prezo os que me causam dor.

Assim meu caminho sigo,
Parado no mesmo lugar,
Sempre comendo do trigo,
Que os ratos deixam ficar...

A minha arma é o desdém
Que o sofrimento me traz:
As misérias são-me bem,
As tragédias dão-me paz.

E quando eu morrer, sem Luz,
Esfolem-me a carne à navalha,
E joguem-na aos urubus,
Se para isso ela valha!

Meus bagos numa bandeja,
Sirvam, quais doces suspiros,
E meu sangue vinho seja,
No banquete dos Vampiros!

Dêem meus osso quebrados
Para os cães da Zona Norte,
Dos meus dentes façam dados,
Que percam a minha morte.

Por fim, o mundo maldigo:
Role ao esgoto da História.
E que o mais sujo mendigo
Escarre em minha memória!...

Paulo Antônio Coelho.


Vale a pena analizar, que o cara pode ser um poeta depressivo, falar mal, e etc. Mas ele tem um motivo para escrever, que é sua dêficiencia, após saber isso, compreendi tudo.
Sem contar o "Poemas Turbados", que só do titúlo, dá para sentir os jogos de palavras que serão encontrados no livro.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Eu gostei muito desse poema, apesar de não gostar tanto do Paulo Coelho, e nem conhece-lo muito bem por pura falta de vontade.

4:38 PM  

Post a Comment

<< Home